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As autoridades da Polónia aplicaram uma coima à Amazon, por práticas abusivas e enganadoras na sua plataforma. A multa será de aproximadamente 8 milhões de dólares, e encontra-se associada com elementos de design na mesma que levam os consumidores a um sentido de urgência na compra, bem como datas de entrega enganadoras e de disponibilidade de produtos.

 

A UOKiK, autoridade local para supervisão das práticas dos consumidores, afirma que tem vindo a investigar as práticas da Amazon faz algum tempo, depois de várias queixas dos consumidores sobre as medidas aplicadas pela empresa no processo de vendas da sua app e plataforma web.

 

A investigação terá sido iniciada em Setembro de 2021, mas apenas foi oficialmente confirmada em Fevereiro de 2023. O resultado da investigação foi agora conhecido, com as autoridades a aplicarem a coima à Amazon pelas medidas aplicadas.

 

Um dos pontos de criticas que levaram à coima encontra-se na forma como a UOKiK avaliou que a Amazon pode cancelar as compras dos clientes posteriormente aos mesmos realizarem as encomendas, apesar de confirmar aos mesmos a conclusão da compra – em alguns casos até mesmo depois do cliente pagar pelos produtos.

 

Para a Amazon, a conclusão da compra apenas ocorre quando os dados de envio dos produtos são enviados para o cliente, mas segundo as leis da Polónia, deveria ser quando o cliente termina o processo de compra nas plataformas.

 

Ao mesmo tempo, a UOKiK afirma que a Amazon apenas informava os utilizadores destas medidas com texto pouco claro, que surgia no final das páginas e em cores claras com um fundo branco.

 

Foram também apontadas críticas na forma como a Amazon aplica técnicas no design da plataforma, para levar os consumidores a realizarem compras de “urgência”, com relógios em contagem decrescente que levam a um sentido de urgência na compra, quando na realidade os produtos não teriam tal medida.

Ao mesmo tempo, foram ainda deixadas críticas sobre os prazos de entrega, que muitas vezes não eram seguidos apesar do que estaria indicado no site da Amazon.

 

A Amazon pode ainda apelar desta decisão, mas desconhece-se para já qual será a medida realizada pela empresa.

 

 

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